Pular para o conteúdo
Início » Com o Vale do Pinhão, Curitiba recebe Selo Ouro de cidade inteligente

Com o Vale do Pinhão, Curitiba recebe Selo Ouro de cidade inteligente

É maior certificação conquistadas pelos municípios na avaliação

Referência nacional e internacional com seu ecosssitema de inovação, o Vale do Pinhão, Curitiba recebeu nesta terça-feira (5/9) mais um reconhecimento brasileiro em boas práticas no desenvolvimento de cidades inteligentes: o Selo Ouro do Selo Connected Smart Cities.

A condecoração veio no dia seguinte ao anúncio que elegeu Curitiba a 2ª cidade mais inteligente, tecnológica e inovadora do país, pelo Ranking Connected Smart Cities.

O anúncio foi feito durante o Connected Smart Cities & Mobility Nacional, em São Paulo (SP), e premiou outras dez cidades brasileiras com o Selo Ouro, maior certificação conquistadas pelos municípios na avaliação.

“Estou feliz por Curitiba figurar como destaque no ranking Connected Smart Cities 2023 como uma das cidades a receber o Selo Ouro de boas práticas de cidades inteligentes. Os resultados nos inspiram a avançar ainda mais como cidade inteligente e em outras ações importantes que vem sendo atendidas desde 2017, em áreas como Urbanismo, Tecnologia e Inovação, Governança, Empreendedorismo, Economia, Meio Ambiente e Educação”, celebrou o prefeito Rafael Greca

A condecoração foi recebida pelo diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Paulo Krauss, em nome do prefeito Greca. A categoria Ouro é atingida por cidades que estão em estágio avançado ou concluído em projetos de planejamento inteligente, governança, infraestrutura e ecossistema de inovação.

A avaliação

O Selo Connected Smart Cities (SCSC) avalia ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões: Planejamento da cidade inteligente; Governança da Cidade Inteligente; Tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities; Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC; Maturidade para Parcerias e Ecossistema de Inovação.

O prêmio conta com cinco categorias que apresentam o nível de boas práticas no desenvolvimento de cidades inteligentes: Aspiracional, Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

Além de Curitiba, receberam o Selo Ouro: Belo Horizonte (MG); Campinas, Pindamonhangaba, Santos e São Paulo (SP); Goiânia (GO); Pato Branco (PR); Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

O SCSC é uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes.

O Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM) é um fórum que propõe o debate de iniciativas para tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, reunindo empresas do setor privado, entidades e governo. Ao todo serão mais de 5 mil participantes de todos os estados, mais de 300 palestrantes e mais de 50 expositores.

Curitiba participou com estande da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e com os palestrantes: a assessora de projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Paula Bertolin; a procuradora do município Cintia Estefania Fernandes; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; e o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Mauricio Pimentel.

Foto: Divulgação


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jornaldoonibusdecuritiba/www/wp-includes/functions.php on line 5373

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jornaldoonibusdecuritiba/www/wp-includes/functions.php on line 5373