Pular para o conteúdo
Início » Comitiva internacional conhece os Faróis do Saber e Inovação de Curitiba

Comitiva internacional conhece os Faróis do Saber e Inovação de Curitiba

Um dia antes da abertura da Smart City Expo 2024, comitivas da Argentina, Colômbia, Peru e México conheceram o projeto dos Faróis do Saber e Inovação de Curitiba, uma evolução dos Faróis do Saber, criados na década de 1990, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca.

Antes estruturas com livros e acesso gratuito à internet, os Faróis do Saber foram atualizados a partir de 2017 e passaram a oferecer de graça, a toda comunidade, espaços de inovação baseados no conceito da educação maker. Os novos espaços ficam no mezanino dos 32 faróis e oferecem impressoras 3D para criação de protótipos, com a orientação de professores da rede municipal que passam por formação continuada.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, acompanhou a comitiva, que esteve nesta terça-feira (19/3) no Farol do Saber e Inovação Manuel Bandeira, anexo à Escola Municipal Herley Mehl (bairro Pilarzinho).

“Em Curitiba pensamos uma alfabetização conectada, dentro destes Faróis nossos estudantes produzem ideias e projetos que têm impacto inclusive em toda a comunidade, como o protetor de sementes de araucária que foi criado aqui mesmo nesta escola”, lembrou a secretária.

Além da estrutura dos Faróis, a inovação na rede municipal de ensino inclui o uso de tablets, celulares, microscópios eletrônicos, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, centrais multimídia, kits de robótica, entre outros equipamentos.

Ao todo, foram R$ 128 milhões em investimentos desde 2021, valor que inclui o projeto dos Faróis Móveis, que já estão em todas as unidades educacionais. A conquista reflete o zelo pela Educação em ações e projetos da Prefeitura executados desde 2017.

Presenças

Também acompanharam a visita a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional (DDP), Estela Endlich, a chefe do Núcleo Regional de Educação do Boa Vista, Michele Prado, a diretora da escola, Karine Lara Braun e equipes do Comitê das Cidades Educadoras da Educação e da Assessoria de Relações Internacionais (Arin) da Prefeitura.

Foto: Luiz Costa /SME.