Pular para o conteúdo
Início » DER divulga projeto da Ponte de Guaratuba

DER divulga projeto da Ponte de Guaratuba

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) divulgou nesta quarta-feira (29) a maquete eletrônica da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Estado. Ela é a versão aperfeiçoada e mais detalhada do projeto que já foi amplamente divulgado desde o lançamento do edital. Essa chamada obra de arte especial vai ter ao todo 1,244 km de extensão. A concepção estaiada (com os cabos) adotada no canal de navegação foi definida após inúmeros estudos sobre o sistema, a fim de integrar a paisagem do meio ambiente e a engenharia.

De acordo com o engenheiro fiscal do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, o projeto engloba três grandes pontos: modelo ambientalmente correto, redução do custo operacional e de manutenção, e tecnologia superior aos sistemas similares em grandes vãos.

“A estrutura tem um plano central de cabos com duas colunas e sete estais. Com isso haverá aumento no aproveitamento visual tanto durante a travessia como nas praias, uma vez que a Baía de Guaratuba e a Prainha são áreas turísticas do Litoral do Paraná. Por qualquer meio de transporte o usuário poderá durante o trajeto contemplar a paisagem do entorno tanto do lado de dentro da Baía quanto das praias, incluindo a paisagem vegetal do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange”, afirma.

Dos pontos favoráveis da proposta apresentada pelo consórcio que está tocando a obra, está a centralização dos cabos estaiados, que ficam suspensos do mastro até o tabuleiro. Fernandes explica que desta forma há um aumento da rigidez e redução da flutuação de tensões, garantindo que a fadiga, a oxidação e a manutenção diminuam com o tempo.

Foto: ANPR


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jornaldoonibusdecuritiba/www/wp-includes/functions.php on line 5373

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jornaldoonibusdecuritiba/www/wp-includes/functions.php on line 5373