Pular para o conteúdo
Início » Férias de julho! É hora de colocar os curitibinhas para explorar a cidade

Férias de julho! É hora de colocar os curitibinhas para explorar a cidade

Não faltam formas de curtir as férias de inverno na capital mais fria do Brasil

As férias escolares são um convite para aproveitar muito das programações culturais e dos espaços da Prefeitura de Curitiba. De opções educacionais para incentivar o lado artístico à prática esportiva para se esquentar e se divertir, não faltam formas de curtir as férias de inverno na capital mais fria do Brasil.

Muito a aprender

Fundação Cultural de Curitiba está sempre organizando eventos, cursos e atividades para a população, e em julho não seria diferente.

Nas férias, além de seu funcionamento normal com empréstimos de livros, as 16 Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba estão ofertando uma programação especial com brincadeiras e contações de histórias. As Casas da Leitura estão localizadas em diferentes bairros da cidade e ficam abertas ao público de segunda a sexta-feira, e algumas também funcionam aos sábados. Confira aqui os horários, endereços e a programação especial de férias.

E pra criançada que gosta de arte, a Gibiteca de Curitiba tem duas colônias de férias, duas oficinas especiais e um workshop de anatomia artística com modelo vivo, em parceria com o Coletivo Figure. A Colônia de Férias tradicional acontece de 18/7 a 22/7, de terça a sábado no turno da tarde, e é voltada para crianças de 7 a 12 anos. Mas neste mês também tem uma especial, é a Colonia de Férias Zombie Walk CWB, com oficina, neste sábado (15/7).

Confira aqui a programação e os valores. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo telefone 3321-3250 ou pelo email gibitecadecuritiba@curitiba.pr.gov.br.

Curitiba expressa

Adorada pelos turistas e também pelos curitibanos, a Linha Turismo é a forma ideal de conhecer os cartões postais da capital paranaense, desfrutando de um confortável e charmoso passeio enquanto conhece mais da rica cultura, arquitetura e história de Curitiba.

No mês de julho o serviço está funcionando todos os dias, das 8h30 às 17h, com saída inicial na Rua 24 Horas, no Centro. Vale ressaltar que o passeio pode ser iniciado em qualquer ponto do percurso e os cartões de embarque são vendidos diretamente nos ônibus. O cartão custa R$ 50 e os passageiros têm embarques ilimitados em todos os atrativos do percurso, pelo período de 24 horas.

Confira aqui a tabela de horários completa.

Sábado é dia de se exercitar

Férias também são para praticar atividades físicas e se manter saudável. Por isso, a  Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) preparou o programa Viva o Sábado, com atividades de lazer e esportivas gratuitas todos os sábados.  Os curitibanos poderão aproveitar as piscinas, que são aquecidas, garantindo conforto mesmo no inverno, atividades físicas e a estrutura disponível em unidades da Prefeitura. Para participar é necessário se inscrever na terça-feira que antecede o sábado de atividades.

Faça seu agendamento pelo Guia Curitiba.

Confira mais informações e o passo a passo aqui.

Arte na cidade

Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural é uma ótima opção pra quem quer apreciar a arte gratuitamente. Um dos temas mais comentado nos últimos dias no Brasil, o povo indígena Yanomami, está em destaque com a exposição Yanomami em Curitiba, da fotógrafa Claudia  Andujar. Além desta, o MuMA conta com as exposições em carta “Caminhos em Paralelo”   e “Conheça 2022: Novos Nomes das Artes Visuais em Curitiba”. O MuMA pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.

E para quem quer valorizar e aprender mais sobre a arte paranaense, Curitiba possui o lugar perfeito. O Memorial Paranista, localizado no Parque São Lourenço, integra o maior jardim de esculturas do Brasil e não pode ficar de fora do roteiro de férias. O Memorial Paranista pode ser visitado de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

Cinema

O tempo frio do inverno chama para curtir um cineminha. O cinema de rua mais charmoso da cidade, o Cine Passeio, conta com uma programação especial de férias, com filmes como a estreia da Disney “Elementos” até clássicos como “2001 – Odisseia no Espaço”. Queridinha dos cinéfilos, a Cinemateca de Curitiba tem sessões inclusivas para surdos e cegos no próximo sábado, e inclusiva para autistas no domingo, além das exibições de obras da sétima arte gratuitas. Já a criançada da Cidade Industrial de Curitiba e região pode curitir o Teatro da Vila com exibições gratuitas para todas as idades.

Festival de Inverno

Na sua 18° edição, o Festival de Inverno do Centro-Histórico de Curitiba vai até o dia 16 com espetáculos, oficinas de artesanato, workshops, passeios guiados pela região e circuito de sopas a preço fixo de R$ 23,90. Com o tema Raízes Culturais, o Festival atua como fortalecedor da história da cidade e dos imigrantes, e é um passeio ideal para a época na cidade mais fria do Brasil.

Confira aqui a programação completa e as opções de sopas diferentes para apreciar a estação.

Pezinho da ciência e história natural

Os curitibinhas com veia científica poderão aproveitar as férias para conhecer mais sobre as cavernas, aventuras na natureza e orientações sobre Educação Ambiental. O Museu de História Natural Capão da Imbuia e o Zoológico de Curitiba estão com uma programação especial e totalmente gratuita, ofertada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna.

As atividades no Museu de História Natural Capão da Imbuia já começam nesta terça-feira (11/7). As crianças vão aprender sobre as cavernas com a exposição Espeleo Experiência a Vida Nas Cavernas. As inscrições gratuitas para o Biólogo-Mirim Explorando Cavernas já estão abertas e devem ser feitas pelo site Guia Curitiba.

Para mais opções de programas, confira o Guia Curitiba

Foto: Daniel Castellano / SMCS


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jornaldoonibusdecuritiba/www/wp-includes/functions.php on line 5373

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jornaldoonibusdecuritiba/www/wp-includes/functions.php on line 5373