Pular para o conteúdo
Início » O Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba completa 15 anos

O Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba completa 15 anos

A comemoração dos 15 anos do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba teve direito a bolo, Parabéns Pra Você, curitibinhas, presença da Família Folhas e diversas homenagens a quem contribuiu para que o local se tornasse a referência que é hoje no Brasil.

O evento desta quarta-feira (28/2) teve a presença do prefeito Rafael Greca, que exaltou a importância do pioneirismo de Curitiba ao criar o primeiro Setor de Orgânicos em um mercado público no país, e do vice-prefeito e secretário estadual de Cidades, Eduardo Pimentel.

“Nós temos um grande orgulho do Mercado Municipal e do Setor de Orgânicos que está fazendo 15 anos e nos proporcionando poder comprar produtos naturais, poder comprar comida de verdade que é a comida orgânica que nasce quando a chuva cai na terra e as plantinhas semeadas pelos agricultores brotam. Comida de verdade é comida sem veneno, com segurança alimentar e nutricional”, disse Greca.

Eduardo Pimentel também salientou a importância dos 15 anos do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal para a cidade. “Eu estava aqui, há 15 anos, na inauguração do Mercado de Orgânicos, e agora quero parabenizar a todos os empreendedores, empresários que fazem desse setor referência ano após ano”, reforçou Eduardo Pimentel.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, celebrou a importância do setor na difusão de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e transgênicos, oferecendo opções mais saudáveis aos cidadãos. “É fundamental destacar o impacto positivo do Setor de Orgânicos na economia local. Ele contribui significativamente para toda a cadeia alimentar no entorno da capital, beneficiando agricultores familiares e produtores de orgânicos”, afirmou Gusi.

Curitibinhas

Alunos do 3° ano da Escola Municipal Irmãos Rebouças participaram do evento por meio do programa Linhas do Conhecimento, que leva crianças e estudantes para aulas de campo e propostas lúdicas e culturais em parques, praças, museus, Faróis do Saber e Inovação, entre outros espaços da cidade. Foram 24 alunos que conheceram o Mercado Municipal e participaram de atividades sobre alimentos orgânicos e comida de verdade.

Pioneirismo

Pioneiro no país, o Setor de Orgânicos do Mercado Municipal está em operação desde 12 de fevereiro de 2009 e foi o primeiro do Brasil a disponibilizar alimentos e outros produtos orgânicos em um Mercado Municipal.

O setor oferta diversos produtos com a garantia de que são realmente orgânicos, com monitoramento constante da Prefeitura, o que é um de seus diferenciais. Tudo é elaborado de forma sustentável, já que o orgânico não é somente um produto sem agrotóxicos ou insumos químicos.

Rede de orgânicos

Além do setor no Mercado Municipal, Curitiba conta com 14 feiras orgânicas da Prefeitura. Nos espaços, são comercializados, além de frutas e verduras, carnes, grãos, sucos, leites, chocolates, cosméticos e até roupas sem produtos químicos na fabricação.

São 12 feiras orgânicas diurnas, que ocorrem a partir das 7h, e duas noturnas, que acontecem das 16h às 20h.

Homenagens

Foram homenageados no evento o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o oficial nacional de projetos da FAO Brasil e ex-secretário Nacional da Agricultura Familiar na implantação do Mercado de Orgânicos, Valter Bianchini; o assessor do Sistema Faep/Senar e ex-secretário municipal de Abastecimento, Antônio Leonel Poloni; e o ex-delegado federal do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Reni Antônio Denardi.

Os permissionários do Setor de Orgânicos também foram homenageados com certificados pelos 15 anos no local: Antonio Rapetti, da Natural Market; Arnaldo Brandao, da Couve e Flor; Carolina Sereneski de Lima, da Sirius; Eliane Perin Ceccon, da Ceccon Orgânicos; Juliana de Christo Souza Chella, do Espaço Orgânico; Júlio Kobe, da Banca do Kobe; Leda Kayoko Sato Kai, do Restaurante Ohana e Botané Sustentável; Mário Sato, da Arte Verde; Rose Bezecry, da Cativa Natureza; Wilson Nicolau, da Nico’s Orgânicos; Luiz Ary Radunz Gosch, da Taurino’s Organic; e o fornecedor Chácara Gasparim.

Presenças

Participaram do evento o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, João Nery Rodrigues Filho; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o secretário da Saúde em exercício, Juliano Gevaerd; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos do Mercado Municipal (Ascesme), Cleverson Augusto Schilipacke; o assessor de Articulação Política da Prefeitura, Lucas Navarro de Souza; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior; o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência da Agricultura e Pecuária do Paraná, Cleverson Freitas; a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 8º Região, Cilene da Silva Gomes Ribeiro; a presidente da Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (Fecafes), Aline Pasda; o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Valmor Luiz Bordin; os vereadores Pier Petruzziello, Mauro Bobato, Tânia Guerreiro e Serginho do Posto; e a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jornaldoonibusdecuritiba/www/wp-includes/functions.php on line 5420

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jornaldoonibusdecuritiba/www/wp-includes/functions.php on line 5420