Pular para o conteúdo
Início » Mutirão Curitiba sem Mosquito percorre 24 quarteirões da Vila Guaíra a partir desta quinta

Mutirão Curitiba sem Mosquito percorre 24 quarteirões da Vila Guaíra a partir desta quinta

Na segunda e terça (17 e 18/7), os caminhões da limpeza pública recolhem os materiais descartados

Os moradores da Vila Guaíra, na Regional Portão, recebem a partir desta quinta-feira (13/7) o mutirão Curitiba sem Mosquito, que vai atingir 24 quarteirões na área de abrangência da Unidade de Saúde Vila Guaíra.

Os agentes de endemias da Prefeitura visitam as casas da região na quinta e sexta-feira para orientar a população sobre o descarte de materiais inservíveis que podem acumular água e se tornar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na segunda e terça (17 e 18/7), os caminhões da limpeza pública recolhem os materiais descartados.

“O controle do Aedes aegypti depende da ação consciente de todos. Devemos manter nossas casas, quintais e locais de trabalho livres de objetos que podem acumular água e se tornar o ambiente ideal para proliferação do mosquito”, alerta a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

A principal medida preventiva contra a dengue é reduzir a infestação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Para isso, é necessário que as pessoas façam uma vistoria semanal em busca de qualquer recipiente que pode reter água, porque o ciclo de procriação do mosquito é de uma semana, entre a fase de ovo, larva e mosquito adulto.

A fêmea do mosquito coloca seus ovos em recipientes que podem acumular água, desde uma tampinha esquecida no quintal a tonéis de reserva de água da chuva, por exemplo. Os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente e quando há condições ideais de umidade e calor, é reiniciado o ciclo de procriação.

Faça a sua parte

Curitiba mantém trabalho permanente das equipes do Programa Municipal de Controle do Aedes com vistorias, monitoramento com uso de armadilhas ao inseto, uso de tecnologias como o drone para fiscalizações e um cronograma de mutirões de limpeza.

“Os mutirões Curitiba sem Mosquito são programados em toda a cidade e durante o ano inteiro. É um instrumento a mais para afastar o risco da doença, mas cada cidadão precisa fazer sua parte”, destaca a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco.

Para reduzir a infestação de mosquitos deve-se, sempre que possível, eliminar criadouros ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas, capas ou tampas, impedindo a postura de ovos do Aedes aegypti.

Os moradores da região da Vila Guaíra estão sendo orientados pelos agentes de endemias a aproveitar o final de semana para retirar os materiais inservíveis e depositar em pontos estratégicos pré-estabelecidos no bairro para que as equipes de limpeza pública possam recolher na próxima semana.

Foto:  Hully Paiva/SMCS (arquivo)


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jornaldoonibusdecuritiba/www/wp-includes/functions.php on line 5373

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jornaldoonibusdecuritiba/www/wp-includes/functions.php on line 5373