Pular para o conteúdo
Início » Requião Filho apresenta projeto para retirar alimentos ultraprocessados das escolas públicas no PR

Requião Filho apresenta projeto para retirar alimentos ultraprocessados das escolas públicas no PR

Proposta protocolada na Alep tem como foco o combate à obesidade infantil

O Deputado Estadual Requião Filho protocolou esta semana, na Assembleia Legislativa do Paraná, um projeto que pretende retirar o fornecimento de alimentos ultraprocessados de escolas públicas. A iniciativa tem como foco o combate à obesidade infantil. Segundo a proposta, se aprovada, ficará proibida a venda e o fornecimento desses alimentos em lanchonetes, cantinas e assemelhados em unidades da educação básica, conforme diretrizes de qualidade nutricional indicadas pelo guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Consideram-se alimentos ultraprocessados aqueles em quem a fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento, ingredientes essencialmente artificiais, com excesso de açúcares e gorduras saturadas.

Requião Filho destacou que este projeto vem de encontro com a necessidade de investir em políticas públicas para incentivar uma alimentação mais saudável aos alunos.

“Sabemos que a indústria alimentícia é muito criativa e tem seu valor. No entanto, quando consumidos precocemente e deliberadamente, alguns produtos podem ser muito prejudiciais à saúde. O excesso de adoçantes, gorduras hidrogenadas, corantes artificiais consumidos por crianças e adolescentes que estão em desenvolvimento, podem trazer danos irreversíveis ao organismo e levar a obesidade precoce. Se podemos fazer a nossa parte, nós faremos. E nada como um bom exemplo vindo da própria escola onde muitos passam a maior parte do dia”, defendeu o deputado.

A ideia é que, se aprovada, as cantinas e lanchonetes escolares tenham 90 dias para se adequarem, tendo seu funcionamento readequado em alvarás específicos da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Educação, já prevendo a proibição destes alimentos. O projeto ainda segue para avaliação das comissões do legislativo estadual, antes de ir para votação em plenário, podendo ainda receber emendas e sugestões da comunidade, mediante a atuação dos parlamentares.

Foto: Valdir Amaral – Assessoria de Imprensa – Deputado Estadual Requião Filho


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jornaldoonibusdecuritiba/www/wp-includes/functions.php on line 5373

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jornaldoonibusdecuritiba/www/wp-includes/functions.php on line 5373